Entenda como funciona a primeira fase do concurso da Polícia Militar

Prepare-se para o concurso

Muitos jovens tem o sonho de ingressar na Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas não imaginam que para alcançarem esse objetivo precisam passar por diversas etapas, entre elas prova escrita, teste físico, exame médico, exame psicológico,  investigação social e entrega de documentos.

 

Prova objetiva e Redação

 

O primeiro passo é a prova escrita, na qual o candidato deve estar bem preparado para seguir para as próximas etapas. A fase escrita é dividida em duas partes, a objetiva e a redação, ambas com grau eliminatório e de classificação. As duas provas são feitas no mesmo dia e tem duração de 4 horas, para isso o candidato deve estar preparado para conseguir conclui-las.

A prova objetiva possui 60 questões, e para que o candidato se classifique para fazer a redação, é necessário que ele acerte no mínimo 30 questões, assim passará para a próxima etapa que é a redação.

Ao chegar na fase da redação, o candidato deverá desenvolver um texto com letra legível, com base no título e textos que a Banca Examinadora irá disponibilizar. Para conseguir escrever uma boa redação, é preciso estudar bastante o conteúdo direcionado para o público da prova e estar atento com as notícias dos últimos dias do Brasil e do mundo.

Para ter noção de como um candidato preparado é importante para passar na prova escrita da polícia militar, podemos observar o gráfico abaixo do Concurso para Soldado do ano de 2018, que mostra o número de candidatos na prova escrita e as aprovações dessa fase.

Foram inscritos 111.488 no Concurso para Soldado do ano de 2018, sendo que 19.080 não compareceram ao local da prova. Do restante, 50.768 candidatos foram reprovados na prova escrita, e não chegaram para a próxima etapa que é a da redação. Na redação 403 candidatos foram eliminados, pois não atingiram os pré-requisitos.

Neste concurso da PM tivemos 26.587 candidatos que passaram na prova escrita, mas não foram convocados, e apenas 14.650 que conseguiram pontuação para passar para a próxima etapa que é o teste físico (TAF- Teste de Aptidão Física). Podemos perceber que o candidato deve estar preparado e ter disciplina para alcançar seus objetivos e conseguir êxito nas provas.

Algumas perguntas são frequentes quando o assunto é a prova escrita do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo, abaixo iremos responder algumas questões para tentar auxiliar os candidatos:

 

  • Eu posso escolher o local da prova da Polícia Militar do Estado de São Paulo?

Não, o candidato não pode escolher o local onde será realizada a prova. A Banca examinadora disponibiliza as escolas e faculdades para a aplicação da prova. Já os candidatos que moram no interior do Estado, fazem a prova em suas cidades.

 

  • Onde é divulgado horário e o local da prova para o concurso da PM?

A confirmação da data, horário e local da prova para o concurso da PM, são divulgadas através de correio eletrônico, SMS e do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

 

  • Quais os locais das provas para ingresso na PM?

As provas para ingresso na PM são realizadas na cidade de São Paulo, sendo elas TAF (Teste de Aptidão Física), exame médico, psicológico, investigação social e entrega de documentos.

 

Segue abaixo a lista dos exames e locais de provas, podendo haver alterações:

  • TAF (Teste de Aptidão Física): Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
  • Exame médico: Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo (HPM)
  • Exame psicológico: Dividido em duas etapas, o coletivo é realizado na Escola Superior de Sargentos e o individual no Centro de Administração da PMESP.
  • Investigação social: Centro de Administração da PMESP.
  • Entrega dos documentos: Centro de Administração da PMESP.

 

Para conseguir sucesso em todas as etapas do concurso da PM, o candidato deve estar preparado. O Curso Palestra Gratuita poderá te auxiliar em todas as fases do concurso, além do curso presencial, existe o de Ensino a Distância, com aulas 100% online e cursos específicos para cada etapa no ingresso na Polícia Militar. No Ensino a Distância do Curso Palestra Gratuita, o aluno pode fazer simulados e tem acesso 24 horas, podendo tirar suas dúvidas com os professores on-line.

 

 ADQUIRA O NOSSO MATERIAL EXCLUSIVO!

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu