PSICOLÓGICO PM | MEDO

Prepare-se para o concurso

Você que deseja ser um futuro policial militar, se eu te perguntasse: “Candidato do que você tem medo?” Qual seria a sua resposta a essa pergunta no psicológico PM?  Bem, há quem tenha medo de viajar de avião, ou entrar num prédio alto, justamente para não entrar no elevador ou também os que tem medo de locais escuros, entre outros.

Pensando nisso, você acha que sentir medo é bom ou ruim? Calma, antes de responder vamos compreender melhor esse sentimento: O MEDO e qual a sua ligação com as características do SDPM?

O medo é uma emoção primaria ou universal, em geral é uma emoção que surge na infância e vai se desenvolvendo ao passo que vamos crescendo e projetando nossas crenças sobre nós mesmos ou sobre o que nos cerca.

A grande maioria das pessoas não gostam da experiencia de sentir medo e isso é altamente compreensível, pois quando sentimos medo, podemos ter sensações e comportamentos como: batimentos cardíacos acelerado, tremores, sudorese, dificuldade de respiração, o que implica em descontrole emocional.

Para realizarem alguma aprovação no psicológico da PM, os psicólogos buscam avaliar o quanto o candidato tem de controle emocional, no que se refere aos seus medos.

Pensando que a carreira de PMESP se trata de uma profissão de risco, na qual a vida do policial militar está “em jogo” a todo instante, seria sentado sentir medo? Tal sentimento pode fazer parte das características do SDPM?

Talvez você me diria que levando em conta a carreira de PMESP sentir medo é algo ruim, mas pelo contrário, sentir medo pode ser benéfico, veja por que?

 

COMO SENTIR MEDO PODE SER CONSIDERADO BENÉFICO E AJUDAR PARA SUA APROVAÇÃO NO PSICOLÓGICO DA PM

Quando estamos com medo nossa mente e o nosso corpo entram em estado de alerta, ficamos mais cautelosos e muito mais criteriosos ao tomar decisões.  Nesse sentido podemos entender que o medo cumpre a função de nos deixar mais atentos, ele atua de maneira protetora em situações de vida ou morte.

É importante lembrar que foi devido ao medo que sentiam, que os nossos antepassados que viviam nas florestas e cavernas sobreviveram. O medo deles voltados ao ambiente perigoso e hostil que viviam, fazia com que eles procurassem se proteger das ameaças do meio.

Em nossa sociedade atual o medo continua sendo uma preciosa técnica de proteção. Pois serve como um alerta aos muitos perigos que nos cercam. Exemplo: Uma pessoa que tem medo de lugares fundos por não saber nada, jamais entrará em uma piscina funda.

Por esse motivo os psicólogos esperam que os candidatos possuam uma certa medida de medo em sua personalidade, pois essa é uma das características do SDPM, o que o torna um policial militar cauteloso e prudente.

 

 

Não estamos falando de um medo irracional e descontrolado, como no caso das fobias, mas sim do medo comum a todos nós. O medo considerado natural, pois tal medo nos faz valorizar muito a nossa vida e a vida das pessoas que amamos, pois ninguém psicologicamente equilibrado deseja morrer ou deseja que alguém que ame morra.

Pensar dessa maneira demonstra bom senso e equilíbrio por parte do candidato, aumentando suas chances de aprovação no psicológico da PM, pois se trata de uma etapa que está em busca de um candidato com perfil equilibrado.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado PM APTO

 

PERFIL EXIGIDO PARA SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  2. Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  3. Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  4. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  5. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  6. Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  7. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  1. Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  2. Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  3. Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.