PSICOLÓGICO SOLDADO PM – EMPATIA

Prepare-se para o concurso

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SE TER EMPATIA PARA O BOM EXERCÍCIO DA CARREIRA POLICIAL

 

Com origem no termo em grego empatheia, que significava paixão/entrar no sentimento na psicologia segundo Del Prette e Del Prette (2001) entendemos que empatia é a capacidade de apreender sentimentos e de identificar-se com a perspectiva do outro, manifestando reações que expressam essa compreensão e sentimento. É uma capacidade que as pessoas tem de compreenderem umas ás outras, sentindo e percebendo o que acontecia, como se elas mesmas estivessem vivenciando as experiencias alheia. E que classificamos da seguinte forma, do aspecto cognitivo(pensamento) significa adotar o ponto de vista do insterlocutor, já do aspecto afetivo significa a experimentação da emoção do outro, e no aspecto comportamental significa expressar compreensão.

E por quê falar da empatia é importante? Você já deve ter percebido que convivemos com outras pessoas na maior parte do nosso dia, ou seja, nossa espécie humana sempre está em contato com outro ser humano, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal, e que de uma forma ou de outra acabamos nos comunicando com pessoas o tempo todo. A forma como que tratamos os demais diz respeito sobre a forma como tratamos a nós mesmos, e você já pode ter percebido que se faz necessário em muitos momentos termos a empatia para conseguirmos conviver bem em sociedade, e também para se ter uma boa comunicação e um bom rendimento no trabalho por exemplo, pois sempre estaremos dependendo de uma forma ou de outra da ajuda de outras pessoas.

O que quero dizer com isso é que empatia como você já percebeu é importante em nosso dia a dia, e ainda mais nessa profissão de policial militar onde você vai lidar com pessoas o tempo todo em suas atividades policiais, os cidadãos civís vão sempre esperar de você empatia e uma boa comunicação, e além disso é importante para o concurso de Soldado PM Psicológico, pois na fase do psicológico o psicólogo compreende que ter empatia significa ter um bom relacionamento interpessoal.

Quando falamos dos tipos de inteligência humana, sempre destacamos a inteligência intrapessoal e a inteligência interpessoal, a primeira revela nossa capacidade de autoconhecimento e habilidades de entender sobre si mesmo e suas emoções, já a segunda inteligência se refere a capacidade em lidar bem com outras pessoas, entendendo e percebendo emoções em outros seres humanos, logo diz respeito a sua capacidade de empatia, pois para eu entender sobre emoções de outras pessoas, além de precisar entender as minhas e respeitá-las, preciso ter uma boa compreensão e respeito pela emoção do outro.

VEJA MAIS SOBRE SOLDADO PM

No concurso de Soldado PM Psicológico a empatia é um item investigado em sua entrevista com o psicólogo, e se encaixa dentro do item do edital relacionamento interpessoal. A forma como que você lida com amigos, familiares, e principalmente pessoas desconhecidas diz se você tem uma boa capacidade de empatia ou não.

Para que você consiga então desenvolver e praticar empatia no seu dia a dia você precisará entender alguns pontos, como por exemplo, pessoas empáticas não julgam outras pessoas, elas respeitam e compreendem suas emoções, sua dor, e mesmo sem saber conseguem ajudar só pelo fato ás vezes de ouvir e dar atenção aquilo que a pessoa está falando. Outro ponto importante para se entender é que empatia é diferente de simpatia, ter simpatia significa ter um sentimento de afinidade com determinada pessoa, que nos leva a estabelecer uma harmonia de ideias ou opiniões. Simpatizamos com amigos e com as pessoas com quem partilhamos gostos, valores e interesses em comum, e nas quais reconhecemos alguma compatibilidade e complementariedade com o nosso funcionamento. Já a empatia envolve uma conexão com a outra pessoa, envolve uma compreensão maior sobre a outra pessoa e sobre o que ela sente e pensa. Então se atente pois o psicólogo do concurso Soldado PM Psicológico, irá investigar sobre seus relacionamentos atuais, como você está se comportando no dia a dia, para diferenciar sua simpatia de sua empatia.

Se pensarmos também nos tempos atuais da pandemia do novo corona vírus, podemos perceber a empatia das pessoas quando elas aceitam e compreendem que o fato de ter que ficar em casa pode ajudar a prevenir a propagação da doença, e assim demonstram sua preocupação com a saúde e bem-estar de sua família e também das outras pessoas como um todo.

Espero que tenham gostado desse texto, continue estudando e se preparando para o concurso Soldado PM Psicológico. Veja o que o edital da PM diz sobre o perfil psicológico de Soldado PM

 

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem
    mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos
    outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais
    produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou
    agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Venha entender com quem entende do assunto, o Curso Palestra Gratuita é líder quando o assunto é concurso publico policial!

“Candidato preparado é candidato APROVADO!” – Ligieri

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu