APTO NA PM | ANSIEDADE

Prepare-se para o concurso

O tema de hoje é muito pertinente, e tem ligação com todas as fases do concurso em qual você está inserido. A ansiedade pode prejudicar nosso desempenho em diversas áreas de nossa vida, assim COMO SER APTO NA PM.

Esse item, bem canalizado, portanto, moderado, costuma ser muito importante para candidatos que buscam um lugar na corporação. Muitas vezes esse item costuma aparecer nos testes realizados pelos candidatos do concurso. Tanto em candidatos que pensam em ser futuros aspirantes a soldados ou mesmo aspirantes a oficial, pois quando nossa ansiedade não é bem canalizada ela costuma atrapalha, gerando o desequilíbrio a toda uma estrutura psicológica

 

A cobrança de COMO SER APTO NA PM, gera muitos comportamentos que tem ligação na ansiedade, como por exemplo a timidez, gagueira, cautela em demasia, insegurança, medo de falar em público e baixa autoestima tem está relação com este item, prejudicando o desempenho.

 

Comportamentos esses, muitas vezes demostrados por candidatos em seu dia a dia, e quando se veem em frente ao psicólogo tem a tendência e que essa ansiedade aumente e decorrente a isso acabam sendo inaptos em seu concurso.

 

Mas afinal de contas, COMO SER APTO NA PM sem minha ansiedade me atrapalha? O importante aqui e entender que ela pode se tornar prejudicial caso não esteja bem canalizada? É isso que iremos conversar agora.

 

Ansiedade é um sentimento complexo e pode ser apontado nos testes aplicados na fase do psicológicos na PM. Ela faz parte de um sistema de segurança de nosso corpo, serve para nos alertar quando temos nossa identidade ou a nossa autoestima ameaçada.

 

Quando mal canalizada, muitas vezes, provoca um estado desagradável de precipitação interior, frequentemente acompanhada de nervosismo, como o tremor nas mãos e pernas, sudorese, falta de ar e o famoso branco. Também pode provocar sentimentos desagradáveis, de medo por eventos antecipados, tal como a sensação de perda iminente, muitas vezes sentidos quando se aproxima das fases que podem levar a eliminação do certame.

 

Sensações muitas vezes sentidas pelos candidatos do concurso de Sd PM e Oficial PM, assim como têm dificuldades para dormir, pois não conseguem relaxar, aumento da agressividade, pois como acham que sempre estão ameaçados. Os relacionamentos interpessoais também são afetados, porque lugares com muitas pessoas, acabam sendo interpretados como ameaça e trazem incômodos para essas pessoas fazendo com que se isolem socialmente.

 

Mas precisamos entender que a ansiedade não é uma vilã, ela se torna uma quando não conseguimos perceber ela e canaliza-la atrapalhando suas conquistas.

 

 

COMO SER APTO NA PM!  AJUSTE SUA A ANSIEDADE.

 

Portanto a ansiedade é um sentimento natural e necessário em algumas situações. Como explicamos anteriormente ela faz parte de um sistema de segurança complexo, quando ela está bem canalizada, ela nos ajuda a prever riscos, antecipar ou até mesmo encorajar a tomarmos decisões que poderíamos postergar, desde forma ajustando no que é pedido no perfil buscado pela PM.

 

Ela nos assegura a nossa vida em muitos casos e possibilita com que a gente enfrente adequadamente a eventos de perigo. Quando conseguimos perceber o que nos deixa ansiosos e trabalhamos para canalizar essa emoção, conseguimos ensinar ao nosso cérebro que nem tudo é o que parece ser, e desta forma regula as nossas emoções e sentimentos.

 

Por isso, é recomendamos procurar especialistas em comportamento humano, como psicólogos, para uma investigação completa para entender o que o que causa esse excesso de ansiedade, prejudicando o perfil buscado pela PM, e se necessário, iniciar recursos e métodos que ajudem a canalizar esse sentimento.

 

Nós do Curso Palestra Gratuita, temos mais de 17 anos trabalhando no aperfeiçoamento humano e contamos com profissionais altamente capacitados que possuem compreensão de COMO SER APTO NA PM e podemos a ajudá-lo a reconhecer o que causa essa ansiedade e amenizar esse problema.

 

Uma ferramenta muito útil que pode para ajudá-lo a enfrentar pequenas crises de ansiedade, chama-se respiração Diafragmática e serve para canalizar de forma rápida e pratica.

 

 

Sem a respiração diafragmática o efeito é uma baixa oxigenação do e organismo, fazendo com que haja um aumento das reações fisiológicas causadas pela ansiedade. Com a respiração diafragmática, o diafragma expande levando o oxigênio até o abdômen, o corpo e o cérebro. Trazendo sensações, muitas vezes prazerosas, de alivio e paz.

 

A respiração diafragmática também ajuda na:

  • Melhora do funcionamento dos intestinos e da digestão. …
  • Melhora do metabolismo celular. …
  • Melhora da capacidade pulmonar. …
  • Coração menos estressado e pressão arterial equilibrada. …
  • Eliminação de radicais livres, pele mais jovem e saudável. …
  • Controle do peso corporal.

 

Portanto, futuro Sd Pm e aspirante a Oficial PM que a ansiedade por ser uma grande aliada na obtenção de nossos objetivos, mas primeiro precisamos compreender o que ela nos causa e assim desta forma canaliza-la para obter o nosso apto na PM

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado APTO na PM

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
    meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu