Oficial - Academia de Polícia Militar do Barro Branco

 

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e tem como objetivo formar os oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que irão comandar e direcionar as ações da Instituição em tela.

Para ingressar no Curso de Formação de Oficiais da PM é preciso preencher os requisitos do edital, além de passar por todas as etapas do concurso, que são divididas entre: prova objetiva, prova dissertativa, teste de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação de conduta pessoal e análise de documentos. Todas as fases são eliminatórias e possuem um elevado grau de dificuldade, por isso é necessário estar bem preparado.

A relação candidato/vaga é muito alta, com uma concorrência acirrada há anos, sendo reconhecido como um dos vestibulares mais difíceis do País, comparando-se a outras boas universidades. O Curso Palestra Gratuita tem vasto conhecimento na área e um curso preparatório direcionado para o concurso do Barro Branco, que recomendamos fortemente ao candidato frequentar.

curso-palestra-gratuita-pm-oficial-policia-militar-barro branco

Após a aprovação do concurso inicia-se o curso na APMBB que tem duração de três anos, sendo os dois primeiros de internato. Ao ingressar na carreira o candidato é empossado na graduação de Aluno Oficial PM e ao final de sua formação torna-se Aspirante à Oficial.

Carreira

 

O Aspirante à Oficial será designado a servir em um Batalhão de Polícia. Estagiará por um período de 8 meses e, logo após, será promovido ao posto de 2º Tenente, passando a exercer plenamente as funções de comandamento de tropa policial pronta. Com o passar do tempo alcançará postos através de promoções, podendo chegar até o posto de Coronel.

cargo oficial barro branco pmesp

A principal função do Oficial na Polícia Militar é comandar e liderar seu efetivo operacional na preservação da Segurança Pública. Sempre norteando as ações preventivas que serão desenvolvidas e executadas em sua área de atuação. No início de carreira, chefiará um pelotão. Posteriormente, uma Companhia. Em seguida, um Batalhão. Pode, inclusive, estar a frente de um grande Comando que atinge toda uma região do Estado.

 

Áreas

 

O que atrai e fascina muitos candidatos à Polícia Militar, é justamente sua imensidão, pois, uma vez dentro da Instituição, o Oficial terá à sua frente um leque de opções de atividades em que ele poderá direcionar sua carreira, conforme sua vocação e habilidades, frequentando cursos de especialização dentro da Corporação. Exemplos de áreas de atividades e unidades existentes na PMESP são:

 

- Policiamento Urbano: Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rocam, BAEP e ROTA;

- Policiamento Aéreo: GRPAe;

- Policiamento Ambiental;

- Operações Especiais: COE;

- Resgate de Reféns e Antibombas: GATE;

- Salvamento e Combate à Incêndio: Corpo de Bombeiros;

- Policiamento de Trânsito;

- Policiamento Rodoviário;

- Telecomunicações;

- Finanças;

- Recursos Humanos;

- Logística;

- Comunicação Social;

- Tecnologias;

- Policiamento de choque;

- Cavalaria;

- Canil;

- Corpo Musical;

 

apostila-concurso-oficial-academia-barro-branco

PREPARE-SE! COMPRE ONLINE AQUI - APOSTILA PROVA ESCRITA - OFICIAL BARRO BRANCO!

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Comentários