EXAME PSICOLÓGICO - Domínio Psicomotor

Há um perfil psicológico buscado no concurso para soldado da PM 2° classe. É na etapa referente ao exame psicológico em que o candidato tem seu perfil analisado. Essa é uma das fases mais temidas pelos candidatos. Além disso, é responsável por reprovar mais da metade dos candidatos que chegam a essa tão importante fase.

exame psicológico

Embora muitos não saibam, a Polícia Militar busca um perfil psicológico no exame psicológico. Visando 7 características exigidas, sendo elas: Flexibilidade moderadaDisposição para o trabalhoCapacidade de liderançaRelacionamento interpessoal adequado, InteligênciaFluência verbalResiliência. Há, também, um contra perfil estabelecido previamente.  Segundo o edital, o contra perfil é constituído pelas seguintes características: Descontrole emocionalSinais FóbicosFalta de domínio psicomotor.

Domínio Psicomotor - exame psicológico

exame psicológico

Domínio Psicomotor está relacionado à sua capacidade motora, basicamente. É como você irá responder ao ambiente se adaptando a ele, sendo importante ter uma boa capacidade de movimento. Mas então, o que isso de se movimentar tem a ver com o Perfil Psicológico da PM, avaliado no exame psicológico? Bom, não basta você simplesmente se movimentar sendo imprudente. Atenção, paciência, capacidade de compreender, analisar e encontrar respostas são imprescindíveis. Como assim?

No geral, quando nos movemos estamos exercendo uma resposta ao local em que nos encontramos. E, muitas vezes, nós pensamos mais na reação do que na ação. Quando estamos ansiosos, por exemplo, não pensamos em ficar batendo o pé, ou em roer unhas. Mas nosso corpo entende a mensagem “estar ansioso” e busca uma resposta, no caso “reduzir a ansiedade”. O movimento que fazemos, a ação que temos, nem sempre é pensada ou escolhida. Uma boa capacidade Psicomotora envolve tanto o uso do controle emocional (controle da ansiedade, impulsividade e agressividade), quanto uma boa coordenação motora. Por isso faz parte das exigências do Perfil Psicológico da PM.

Ter uma boa capacidade de movimento, ou seja, conseguir responder bem ao ambiente, me leva a ter um domínio de atividades motoras ou manipulativas (o que é muito importante para quem irá trabalhar com uma arma de fogo), conduzindo assim ao desenvolvimento e aplicação de outras atividades motoras, desde as mais simples para as mais complexas. E não, isso não significa que você deva ter o Domínio Psicomotor do Michelangelo, Michael Jordan ou do Neymar para ser um Policial.

Nós nos movimentamos para nos comunicar, nos relacionar, e não percebemos o quão complexo é isso. O que chamamos de Psicomotricidade envolve muitos fatores, motores e psicológicos. Vamos falar um pouco deles.

 

Psicomotricidade - exame psicológico

Quando falamos em características motoras, nos atentamos à Tonicidade, uma leve contração realizada por nossos músculos, sendo usados ou em repouso; à Lateralidade, ou seja, a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. Como também a Coordenação Motora Fina que se refere ao uso de músculos que temos nas mãos e realizam atividades mais precisas, como esculpir ou escrever. Nós usamos todas essas características motoras todos os dias, (mesmo não estando atento a isso). Quando, por exemplo, você consegue diferenciar esquerda e direta. Ou se localizar no espaço físico, por exemplo, saber que está a duas quadras de distância da sua casa. Até mesmo ter uma boa percepção de distância entre dois elementos, bem como, o simples ato de escovar os dentes ou  assinar um documento. Você não precisa ser ambidestro para exercer qualquer profissão. Porém, é importante se atentar como você usa sua habilidade motora no seu cotidiano.

E como não se trata apenas de coordenação motora, também é levado em consideração o Equilíbrio Cognitivo de cada um. Ou seja: como as pessoas aprendem, o quanto elas sabem e como elas entendem e compreender as informações que recebem para posteriormente lidar com elas; a Estruturação Espaço Temporal, que se refere à analise, ao processamento e ao armazenamento de informações auditivas e visuais, percebendo assim a diferença entre formas, tamanhos, qualidades (se está cheio ou vazio), noções espaciais (frente, trás...), posições e movimentos. Basicamente é com isso que aprendemos a ler e a escrever.; E também nossa Sensação, que trata da forma que reagimos diante de um estímulo interno ou externo produzido. Como compreendemos o que estamos vendo, ouvindo, cheirando ou sentindo.

AUTOCONHECIMENTO - exame psicológico

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber no que deve melhorar como pessoa, nas suas relações interpessoais. O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que podem te ajudar. Contamos com diversos recursos como mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo. Além disso, contamos com atendimento exclusivo. Salas de aula equipadas com ar condicionado e televisores, e diversos outros recursos para que você busque seu autoconhecimento.

Voltado para sua praticidade, contamos também com Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância). Ele conta com palestras ao vivo e uma apostila digital!

exame psicológico

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Comentários

Artigos Recentes