INGRESSO NA PM | PSICOLÓGICO

Prepare-se para o concurso

Qual o perfil para ser um PM? Talvez essa seja uma das perguntas feitas constantemente pelos candidatos que gostaria de ter ingresso na PM.

 

Ter relacionamento interpessoal adequado, controle de suas emoções, ser um pessoal flexível, tudo isso pode estar de acordo com o perfil buscado PM, porém todos esses candidatos podem esbarrar em um item crucial que se chama capacidade de liderança.

 

 

A capacidade de liderança nada mais é do que a capacidade do indivíduo em conduzir pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva e motivadora. Um bom líder encoraja seus liderados a seguirem o caminho correto na busca de objetivos comuns, como também possui a habilidade de se envolver com as pessoas, tendo consigo carisma, disciplina, respeito e principalmente a capacidade de aprender em seus próprios erros, pois um bom líder um dia já foi um ótimo liderado.

 

Porém a capacidade de liderar pessoas vai além de belas palavras. Precisamos desenvolver a nossa capacidade de liderança interna. Para sermos INGRESSO NA PM precisamos liderar em nossos relacionamentos interpessoais, precisamos ser líderes em nossas casas, com nossas famílias, nossos parentes.

Precisamos aprender a desenvolver nossa capacidade de liderar nossas emoções, nossos objetivos. Afinal um candidato que busca ser INGRESSO NA PM precisa ser líder primeiramente de si próprio para poder liderar os outros com seus exemplos edificantes, pois afinal, todos nós temos exemplos pessoais, e essas pessoas nada mais são que nossos líderes, os exemplos de pessoas que um dia gostaríamos de ser.

 

Para ter uma boa capacidade de liderança, ou pelo menos algo que se assemelhe com o perfil, precisamos compreender que essa capacidade envolve termos empatia, bom controle emocional, saibamos tomarmos boas decisões , como também sermos assertivos, portanto, saibamos nos posicionar frente a qualquer situação com todos esses atributos já citados. Isso que um candidato que busca ser um INGRESSO NA PM precisar possuir.

 

A assertividade é um item também popularmente conhecido como a capacidade de falarmos NÃO! Mas sem agressividade exagerada, e sim de uma forma que a pessoa entenda que seu limite foi posto e a partir daquele momento você é que controla a situação.

 

Você indivíduo, que almejam o seu INGRESSO NA PM, quantas vezes você disse sim, quando na verdade sua vontade era de ter dito não!

 

Infelizmente poucas pessoas conseguem se expressar de uma maneira certa e correta, respeitando a sua vontade e, contrariando os outros. Muitos candidatos que buscam ter o perfil buscado pela PM pecam neste item, pois muitos escondem de seus parentes, pais, mães e namoradas(os) o desejo de ser um INGRESSO NA PM, por medo de serem contrariados ou serem levados a mudarem de opinião sobre desejo.

 

Quando nos anulamos ou deixamos de fazer algo, para o bem estar alheio a sensação de insatisfação é imediata e desrespeitamos a pessoa mais importante que conhecemos, nos mesmos. Quando estamos dedicados naquilo que escolhemos como importante em nossas vidas todas as decisões são as mais acertadas, pois fazemos com a certeza que aquela decisão e por inteiro, e estamos por inteiro naquela decisão.

 

Quando pessoas nos fazem uma pergunta ou propostas, temos duas opções:

Dizer sim ou dizer NÃO.

Isso envolve a nossa capacidade de tomarmos decisões. E quando estamos cientes de nossas decisões, e a que rumos elas podem nos levar, podemos sermos guiados pelos nossos comandantes, nossos futuros líderes, pois a decisão de seguir suas ordens e seus passos, envolveu da nossa assertividade, portanto estamos por inteiro naquela decisão.

 

 

Porém quando não temos essa capacidade desenvolvida em nós mesmos, podemos ter essa nossa capacidade interna de liderança, que é de extrema importância no perfil buscado Pm, acaba sendo ofuscada.

 

Quanto mais dizemos Sim para agradar ao outro mais nos afasta de nós mesmos e nossos objetivos. Quando você se respeita, quanto você se estima, você não força a nada para agradar aos outros. Você consegue dizer não! Você consegue se colocar na situação de forma atuante e presente.  Impondo respeito que a circunstância exige.

 

Um candidato que busca seu INGRESSO NA PM precisa se perguntar.   ATÉ QUANDO VOU SER COLOCADO EM SEGUNDO LUGAR POR SIM MESMO?

Quantas pessoas vemos por aí se violando para agradar ao outro por não saber ou não querer dizer não. Geralmente dizemos sim a tudo e a todos para obter a aceitação, mas porque não aceitamos a nós mesmos?

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado APTO

 

Um grande passo rumo ao desenvolvimento da nossa capacidade de liderança, da nossa capacidade de tomarmos decisões e o aprimoramento e o reconhecimento de nossa autoestima, item também que compõem o perfil.

 

Quando temos aceitação pelo que somos e já realizamos, que pode ser desde uma ação simples, ou uma ação mais complexa, ajuda com a nossa autoestima. Pois demostra que somo capazes de realizarmos tarefas, previamente estipuladas, com capacita a tomarmos nossas decisões conscientes que é o melhor pudemos fazer naquele momento. Isso eleva a nossa estima, ajudando ao desenvolvimento de nossa capacidade de liderança e nossa capacidade de dizer não quando se quer dizer não e dizer sim quando se quer dizer sim.

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
    meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu