PSICOLÓGICO PM | FOCO

Prepare-se para o concurso

Você que quer se tornar um Sd PM, então preste atenção neste texto, pois ele vai ajudar a direcionar seu foco para fase do PSICOLÓGICO PM.

 

Hoje o tema abordado é de muita importância para todos que almejam ter o seu lugar nas fileiras da corporação Policia Militar.

 

Para ter nosso apto na fase do PSICOLÓGICO PM, estamos falando de mantermos metas e objetivos focados em nossos concursos, tanto o concurso Sd PM quanto ao concurso CFO.

 

Muitas pessoas nos pergunta como faço isso?

 

E a resposta é essa. Para conseguirmos termos êxito em nossas realizações é importante traças metas para atingirmos os nossos objetivos, mas para isso precisamos entender o que são essas duas palavrinhas, pois quanto melhor for a informação para nosso cérebro, melhor ele nos ajudará a gastar menos energia no que não é importante, facilitando a escolha das decisões para ter melhores resultados em nossas vidas.

 

Meta simboliza a definição de o que fazer e como fazer, já objetivo é o aonde você vê, e a realização em si. O problema e que muitos visão mais o objetivo e se esquecem da meta.

 

 

Por exemplo, muitos tem essa fala:

 

EU SEI COMO SER APTO.

 

Esse é o objetivo, mas quando perguntamos como farão isso, eles simplesmente não sabem responder, ou melhor durante a fase do PSICOLÓGICO PM, na fase da entrevista quando é perguntado o POR QUE que esse candidato quer ser ingresso na PM ele simplesmente trava, pois isso deixa claro para quem está o entrevistando que ele não tinha o perfil, pois objetivo sem metas é apenas sonho!

 

Por esse motivo é importante entender a fase do  PSICOLÓGICO PM, pois para traçar bons objetivos é preciso que a pessoa trace boas metas, com clareza onde pode chegar, com convicção que pode manter e melhorar seus resultados e seu desempenho para que consiga chegar mais rápido em seus objetivos, pois objetivos com metas são realizações, e seu maior objetivo hoje e ser ingresso na pm.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado PM

 

QUERER É PODER!

 

Para definir boas metas e importante ensinar para nosso cérebro como fazer isso. Primeiramente precisamos definir um alvo, portanto, conseguir ter êxito na fase do PSICOLÓGICO PM, esse é nosso objetivo, uma vez traçado onde nosso cérebro vai focar a sua atenção precisamos definir metas de prazo, isso mesmo!

 

Quando nosso cérebro sabe o tempo que ele vai precisar usar, ele passa a nos ajuda a economizar energia para o que é importante e deixando o supérfluo para depois, portanto recomendamos que você deixe claro para seu cérebro cada data da fase de seu concurso CFO ou concurso Sd PM, exemplo minha prova escrita para o concurso Sd PM é  dia 26/06/2020, portanto esse é sua primeira meta do objetivo de vir a ser Sd PM, portanto não adianta pensar na fase do PSICOLÓGICOS PM, pois sua meta primaria e passar pela prova escrita.

 

Então ao colocar em um papel que seu objetivo e ser Sd PM com data de início hoje e se encerra no dia 26/06/2020, você educa seu cérebro a promover mudanças significativas para obter esse objetivo.

 

Então dentro de um objetivo grande pode haver vários objetivos menores, com metas mais fáceis de serem produzidas, pois aqui vai outra grande dica, você precisa ensinar o seu cérebro a vencer! Isso mesmo! Não adianta e se expor com metas grande de início, pois isso pode ser uma autossabotagem.

 

É preciso evoluir aos poucos e ganhar cada vez mais motivação, por esse motivo é importante delimitar prazos para nossas conquistas, um passo de cada vez, uma vitória de cada vez.

 

 

Agora vamos pensar na FASE TAF, não adianta querer correr 2,5 km em 12 minutos sem que nunca treinou antes, mais uma vez é importante delimitar baixa quilometragem dia após dia, para essas pequenas vitória nos ajude a alcançar grandes vitorias, e em pouco tempo poderemos estarmos correndo 2,5 em 10 minutos, pois cada sucesso diário nos alça para a conquista do objetivo e cada derrota diária nos deixa desmotivados e também atrapalhando nossos resultados na fase do PSICOLÓGICOS PM, pois tudo é conectado, uma vez que produzimos o que somos.

 

Daqui outra grande dica, quando conseguimos estabelecer metas e objetivos conseguimos nos mantermos mais dispostos com boa capacidade de liderar e tomarmos as decisões mais assertivas possíveis, conseguimos nos relacionarmos melhor, temos menos ansiedade e nossa agressividade e bem canalizada, pois ela e usada para obtenção de nossas metas e consequente mente de nossos objetivos.

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
    meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu