Psicotécnico Polícia Militar | Ansiedade

Prepare-se para o concurso

Você sabe o que é ansiedade? E como ela poderá te atrapalhar na fase do psicotécnico polícia militar caso você não consiga desenvolver o autocontrole? Pensando nesse item do edital que acaba gerando muitas dúvidas acontece entre os candidatos, elaboramos esse texto para ajudá-los a compreender a importância de canalizar bem a ansiedade para que ela não se torne um adversário durante a fase do psicológico.

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Numa tentativa de “proteção”, nosso organismo dispara o sistema de “luta e fuga”, que nos prepara para uma situação de perigo. Mas a interpretação de que algo oferece perigo, na maioria das vezes está equivocada. Então ficamos extremamente ansiosos, de forma desproporcional ao risco envolvido.

 

 

Quando criamos muita expectativa, tentamos prever o futuro, temos o típico pensamento “e se?”, e esquecemos do presente estamos tendo comportamentos ansiosos, que nos leva imediatamente ao descontrole emocional. E para conseguir o apto no psicotécnico da polícia militar você vai precisar de controle emocional.

O autocontrole emocional é quando você consegue administrar o seu universo emocional para favorecer seu bem-estar, para potencializar a qualidade das relações, da produtividade, da criatividade, em essência, a qualidade de nossa vida.

O descontrole emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos. As responsabilidades diárias, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.

E como conseguir canalizar melhor a ansiedade? Aqui vai algumas dicas para você ter o autocontrole:

1) Fazer atividade física;
2) Ter uma boa alimentação;
3) Adquirir hobbies;
4) Conviver com a família e amigos;
5) Procurar fazer coisas prazerosas nas horas vagas;
6) Relaxar;
7) Trabalhar com os pensamentos (Questionamento socrático).

Essa última dica do questionamento socrático, diz respeito a técnica utilizada pelo filósofo Sócrates quando ele se sentia inseguro a respeito de algumas situações, ele sempre questionava se o pensamento que ele estava tendo naquele momento era útil, se era produtivo ou só tinha o objetivo de atrapalhá-lo, com isso percebeu que a maioria de seus pensamentos negativos levaram a tomar decisões precipitadas ou ainda atrapalharam seu processo de autoconfiança.

 

PSICOTÉCNICO POLÍCIA MILITAR VEJA O QUE O EDITAL VERSA 

 

O questionamento socrático auxilia você a conseguir perceber que as vezes a origem da nossa ansiedade parte desses pensamentos negativos, que só servem para criar dúvidas e incertezas a respeito do nosso potencial. A ansiedade em excesso gera insegurança que se não controlada poderá impactar de forma negativa na fase do psicotécnico polícia militar.

O medo em excesso também contribui para que a ansiedade aumente. O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Porém quando se torna um medo irracional poderá afetar sua autoconfiança e sua autoestima e com isso tirar seu foco do que realmente importa para a fase do psicotécnico polícia militar, que é justamente manter o equilíbrio das emoções e confiar em si mesmo.

Portanto, a fase do psicológico requer um preparo emocional que você irá adquirir na prática na vivência do seu dia a dia, nas relações interpessoais. Siga as dicas citadas acima para manter sua ansiedade canalizada e não deixe que ela interfira no resultado da fase do psicotécnico polícia militar.

Espero que você tenha gostado desse texto, continue lendo os textos do nosso blog e se preparando conosco do curso palestra gratuita. Até breve!

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu