Quais são os desafios da fase de exame psicológico do concurso da PMESP?

Passar no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo não é uma tarefa fácil, o candidato após passar na prova escrita, teste de aptidão física e exame médico, será avaliado por uma equipe de psicólogos, que é composta por profissionais cadastrados no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP).

Na fase do exame psicológico são aplicadas técnicas científicas que avaliam o perfil do candidato de acordo com o que é exigido para exercer o cargo de Policial Militar. É realizada uma avaliação objetiva e padronizada de características e de personalidade dos candidatos.

 

fase-de-exame-psicologico

 

Alguns aspectos são avaliados nesta fase do concurso, entre eles: flexibilidade moderada, disposição para o trabalho, capacidade de liderança, relacionamento interpessoal adequado, inteligência, fluência verbal, resiliência. Se caso o candidato não passou na fase de exame psicológico, não significa que ele possui algum tipo de transtorno mental, e sim, que no dia do exame, não conseguiu atender os parâmetros exigidos para o exercício da função.

A fase de exame psicológico é dividido em duas partes: coletivo e individual, que são realizados em dias diferentes e as datas são divididas de acordo com a turma de candidatos. Após 15 dias da realização do teste é divulgado o resultado.

 

fase de exame psicologico

 

Muitos candidatos ficam em dúvida sobre qual roupa usar no dia da entrevista. É importante lembrar que nossa aparência transmite uma mensagem e essa parte do concurso, pode ser considerada uma entrevista de emprego. É importante em um processo seletivo que você esteja confortável nas suas vestimentas, sem desconsiderar o ambiente que você irá transitar. Lembrando que roupas despojadas (curtas, rasgadas, chinelas, bermudas, furadas, etc)  estilizadas,  não necessariamente são as melhores indicadas para esse tipo de situação. A sua roupa é uma forma de expressar aquilo que você é, então seja autêntico, sempre prezando pelo bom gosto.

Para além de usar uma roupa adequada é importante, um dia antes, se alimentar corretamente, descansar e evitar ansiedade para que isso não atrapalhe o seu desempenho. Durante o processo seletivo haja com naturalidade e mantenha a calma.  É exatamente nesse momento que o autoconhecimento é o diferencial. Nessa fase do processo seletivo, as indagações são a respeito de você, saber sobre suas potencialidades e déficits são pontos chaves para conseguir ter bons resultados diante do seu objetivo. Muitos candidatos acabam negligenciando o quanto, de fato, sabem sobre si mesmos, e por muitas vezes não buscam aprimorar suas competências emocionais.  Seja sincero e responda: Você se conhece o suficiente para ser avaliado?

 

O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe preparada para te auxiliar em todas as fases do concurso, além do Curso Presencial temos também o Ensino a Distância com aulas 100% online.

 

Lembre-se: “Candidato preparado, é candidato aprovado” - Ligieri

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...