EXAME PSICOLÓGICO PM – POR QUE A PM QUER ALGUÉM CONFIANTE?

Prepare-se para o concurso

Para o candidato que busca o Oficialato, alguns aspectos exigidos no Exame Psicológico PM no Edital podem não estar muito esclarecidos. Caso você se ache o dono da razão em todas suas discussões ou acredite que você seja capaz de realizar tudo, é muito provável que estejamos falando sobre inflexibilidade e sobre sua autoconfiança. Dois pontos cobrados no Psicológico PM.

Dá uma olhada:

Autoconfiança;

Autoconfiança é o quanto você acredita em seu potencial e na sua capacidade em resolver as coisas. No entanto, como tudo em nossas vidas, é importante que haja um equilíbrio. De forma que você saiba quando aceitar ou pedir ajuda de outras pessoas e quais seus limites. Afinal sabemos que não somos perfeitos, mas o excesso de autoconfiança pode ocorrer de pensamos que somos perfeitos e capazes de realizar tarefas que não damos conta, exigir excessivamente das pessoas ou não aceitar ajuda quando necessário por não confiar na ajuda das pessoas. Como também pode resultar em isolamentos e sentimentos de sermos superiores; algo que ninguém é.

Sob o mesmo ponto de vista, a falta dessa autoconfiança pode significar dificuldades em tomar decisões, buscar tarefas ou sair de sua zona de conforto. Por falta de confiança em nós mesmo, é tão mais fácil confiar em outras pessoas.

O equilíbrio da Autoconfiança;

Esse equilíbrio significa que você sabe em quais situações confiar em si mesmo ao realizar tarefas ou tomar decisões e, por outro lado, tem a capacidade de aceitar ajuda quando necessário. Percebe seus limites e convive com eles até supera-los.

Autoconfiança é auto cobrança?

Pensem que autoconfiança é se sentir capaz, e auto cobrança é exigir sua capacidade. Logo, autoconfiança não é auto cobrança. No entanto ambas podem andar lado a lado!

Caso você possua um excesso de autoconfiança e perceba que em determinados momentos suas falhas ou seus limites fazem você se perguntar o porquê de não estar conseguindo executar algo, pode surgir a auto cobrança. Por outro lado, caso você não tenha uma autoconfiança e tem ciência desse problema, pode ocorrer uma cobrança para que você melhore isso, não uma motivação para sempre ser melhor.

Ainda com dúvidas relacionado a esse processo seletivo do Exame Psicológico PM? Dá uma olhada em como nossos planos podem ajudar você nessa jornada! E fique de olho em nossas postagens que tem bastante coisa vindo ai!

Aqui embaixo vamos deixar a lista de características exigidas no Exame Psicológico PM para concurso de Soldado. Assim os candidatos podem se atentar ao que é cobrado pelo Edital PM.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.