SD PM E OFICIAL PM | PSICOLÓGICO

Prepare-se para o concurso

Olá caros amigas e amigos, futuros Sd Pm e Oficial PM como vão vocês?

Quem aqui nunca ouviu falar neste ditado:

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.

Pois bem isso pode parecer um simples ditado, mas pode revelar muito de nossa capacidade de liderança, nesse texto vamos tentar explicar em palavras o que a psicologia nos explica sobre o assunto.

Uma palavra muitas vezes relacionada a esse tema é a procrastinação, que significa o ato ou ação de adiar um compromisso ou tarefa que precisa ser feita, como para ter capacidade de liderança remete a saber tomar decisões, um bom Sd pm ou Oficial PM não pode muitas vezes adiar suas decisões ou tarefas, pois isso pode comprometer toda uma cadeia de decisões, portanto adiar decisões e tarefas não são visto como positivo na fase do psicotécnico Pm e no concurso Sd PM ou Oficial PM.

 

 

A procrastinação é um alvo a ser combativo para quem quer ter uma rotina produtiva e eficiente. Deixar para depois atividades e contra produtivo e vai prejudicar quem está focado em uma vaga dos concursos da Instituição PM/SP, pois quando não conseguimos administrar nosso tempo pode enaltecer nossa incapacidade de conseguirmos nos liderar em nossos propósitos, portanto demostrando nossa capacidade de liderança.

A procrastinação também podemos entender como a falta de habilidade de conseguir administrar nosso tempo, pois acreditamos que sempre do tempo, e dá, o problema são as consequências desta decisão. Quando você joga para depois aquela atividade importante, como por exemplo estudar matemática, ou ler um livro que pode te ajudar na fase do psicológico Pm, para jogar vídeo game, você está se incapacitando de assumir compromissos e saber delegar tarefas para com você mesmo, e começa a ensinar para si mesmo que estudar ou de dedicar seu tempo para um objetivo é ruim e é melhor postergar ele.

Não saber gerenciar seu tempo é um dos mal modernos, não só para os candidatos dos concursos Sd Pm e Oficial Pm, mas sim para todos. O nosso cérebro entender que quando adiamos uma atividade e porque aquela atividade não traz prazer imediato, portanto tudo que não traz prazer temos a tendência a jogar para depois, pois queremos prazer imediato, desta forma essa baixa capacidade de liderar nosso tempo pode trazer consequências, como nos tornarmos mas ansiosos, impulsivos e até mesmo agressivos, prejudicando ainda mais nossa capacidade de liderança.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado APTO

 

Portanto a melhor forma de combater essa incapacidade de liderar nosso tempo é primeiramente buscar entendimento em tudo que fazemos, assim conseguimos perceber que todo nosso esforço e para obter êxito em todas as fases do concurso. Desde a fase escrita, passando pela fase psicotécnica Pm até a tão aguardada nomeação do seu concurso Sd PM ou Oficial PM.

Após isso outra boa técnica desenvolvida por psicólogos da Universidade de Carleton, no Canadá é criar metas baixas de fácil resolução pois traz felicidade em cumprir ajudando a lidar com decisões mais importante futuras, assim ensinando seu cérebro a se motivar em qualquer atividade, pois ele passa acreditar que não precisar adiar nenhuma decisão ou atividade.

Outra boa tática é gerenciar nossas emoções, pois isso ajuda a focar no que é mais importante, professores da Universidade de DePaul, nos Estados Unidos, acreditam que o pensamento “não estou com humor para cumprir X tarefa” pode levar você a um clico vicioso, pois isso ensina o cérebro a agir apenas quando você está de ótimo humor, e isso é péssimo. O certo é buscar formas de regular sua emoção para evitar o excesso de ansiedade, impulsividade e agressividade ocasionada na ação.

E por último, uma ótima técnica para evitar a procrastinação é planejar suas atividades no começo do dia em Urgentes, Importantes e Normais, quando estruturamos nossos dias com delimitação de atividades isso encoraja na obtenção de resultados.

O importante e começar por atividade simples ate conseguir cada vez mais se acostumar e buscar tarefas mais complicadas que envolvam alto grau de compromisso, pois e de pouco em pouco que podemos buscar melhores formas de nos capacitarmos a nossa liderança no quesito tempo e vontade, desta forma nos tornaremos melhores Sd Pm e Oficial PM.

 

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
    meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu