TESTES PSICOLÓGICOS NA PM

Prepare-se para o concurso

Iremos falar sobre isolamento social, tema esse que pode prejudicar no item relacionamento interpessoal investigado nos TESTES PSICOLÓGICOS NA PM

 

O isolamento social se dá quando existe o afastamento voluntario ou involuntário, que pessoas fazem de outras pessoas ou de grupos sociais (trabalho, escolas, igrejas e clubes). Desta forma essa pessoa passa a evitar contato físico ou a interação com pessoas.

Esse isolamento também pode ocorrer quando grupos se afastam desse individuo, passando esse a ser excluído de forma involuntária de ambientes comuns. Esse tipo de comportamento é visto por alguns candidatos que chegam na fase do Psicológico na PM

 

Quando indivíduos passam a ser isolados ou se isolarem costumam apresentar sentimentos de medo (ansiedade) e agressividade aumentados, isso que mostram estudos feitos pelo Instituto de Tecnologia da California, estudo público em 2014. Itens esses, apontam nos TESTES PSICOLOGICOS NA PM indo de desacordo com alguns itens do perfil buscado pela PM.

 

Pessoas que tiveram vivências em ambientes que se fez com que se isolassem de alguma forma, ou foram expulsos de grupos sociais ou acreditam que não foram aceitos, podem sofre os seguintes sintomas.

 

  • Solidão
  • Stress
  • Tristeza
  • Rejeição
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Suicídio

 

Portanto, podemos entender que pessoas que possuem baixo relacionamento interpessoal, pode ter seus TESTES PSICOLÓGICOS NA PM afetados, pois tanto a ansiedade e agressividade, demostrando Descontrole emocional e o item Resiliência baixa então ligados entre si.

 

 

Vemos muito esses itens apontados em candidatos que querem possuir o perfil buscado pela PM, é comum que após uma reprovação no concurso, muitos passam a apresentar sinais de ansiedade e agressividade elevados, pois inconscientemente, passam a reviver novamente os acontecimentos passados mentalmente.

 

Muitas pessoas tem dificuldade em saber intercalar e manter um bom relacionamento com as pessoas. Muitas pessoas tem dificuldade em reconhecer sentimentos nos outros afetando nossa Empatia ou mesmo sendo muito rígidos em nossa Flexibilidade de Conduta, itens também investigados nos TESTES PSICOLÓGICOS NA PM

 

Uma forma comprovada de melhorarmos esses itens e automaticamente melhorar todo o perfil buscado pela PM e buscarmos melhorar a nossa interação social, promovendo o contato entre pessoas e ajudando na construção de grupos sociais e fortalecendo nossos grupos de apoio.

 

O grupo de apoio que estamos nos referindo é a nossa família, amigos, tanto do trabalho, da escola e quanto pessoais. Pois eles podem nos ajudar no acolhimento durante períodos de crises emocionais, no amparando e nos motivando.

 

Ter bom convívio social é importante para suportarmos períodos difíceis de nossas vidas, frustações, adaptação a novas situações, então ter certeza que temos pessoal próximas, nos conforta e da segurança que podemos confirmar em pessoas de nosso ciclo.

 

Outro ponto importante para ajudar no ajustamento é buscar o auxilio de profissionais da área da psicologia, pois sabemos que em muitas situações não conseguimos nos abrir a pessoas muito próximas e podemos pensar que estamos sozinhos, experimentando realidades que nos ocasionam sofrimentos!

 

Temos medo, alguns preconceitos a respeitos dos outros e alguns sobre nós mesmo, vergonha, e queremos ocultar das pessoas e nos isolamos e assim prejudicando nos TESTES PSICOLÓGICOS NA PM. Assim, o problema que podia ser resolvido ele vai aumentando até que fica insustentável e se torna indispensável buscar ajuda.

 

Desta forma o candidato que está na fase do psicológico PM precisa melhorar a forma o nosso relacionamento interpessoal para ele não afetar esse isolamento social pessoal e ajuda-lo a compreender caso ele tenha sofrido em seu passado.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado APTO

 

Portanto é muito importante mantermos vínculos com pessoas e grupos socias, desta forma melhoramos o nosso relacionamento pessoal, criando nossos grupos de apoio, para buscarmos vencer dificuldades que até antes achávamos que seria impossível.

 

Esse sentimento de união de extrema importância pensando que todos vocês serão, futuramente, Soldados da PM/SP pois as pessoas contam com nossas presenças, aprende com nossas histórias, nossas vivências.

 

Essa mudança de comportamento e atitudes equivocadas, transforma a nossa convivência, melhorando também nossos resultados dos TESTES PSICOLÓGICOS NA PM.

 

É importante sempre se lembrar que NADA MUDA SE A GENTE NÃO MUDAR.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
    meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu