exame psicológico - AGRESSIVIDADE

Há um perfil psicológico da PM buscado no concurso para soldado da PM 2° classe. É na etapa referente ao exame psicológico em que o candidato tem seu perfil analisado. Essa é uma das fases mais temidas pelos candidatos. Além disso, é responsável por reprovar mais da metade dos candidatos que chegam a essa tão importante fase.

exame psicológico

Embora muitos não saibam, a Polícia Militar busca um perfil psicológico , observado no exame psicológico, visando 7 características exigidas, sendo elas: Flexibilidade moderadaDisposição para o trabalhoCapacidade de liderançaRelacionamento interpessoal adequado, InteligênciaFluência verbalResiliência. Há, também, um contra perfil estabelecido previamente pelo edital.  Segundo o edital, o contra perfil é constituído pelas seguintes características: Descontrole emocionalSinais FóbicosFalta de domínio psicomotor.

AGRESSIVIDADE - EXAME PSICOLÓGICO

exame psicológico

Por vezes, somos agressivos através dos nossos comportamentos e diálogos por não saber como agir. Um exemplo disso: em momentos de raiva. E, geralmente, agimos ou falamos algo que podemos nos arrepender posteriormente. Mas, afinal, o que é agressividade para o edital, observado no exame psicológico?

O edital fala sobre agressividade descontrolada. Para ser mais específico, agressividade é quantidade de energia que temos. Essa energia tem formas de ser expressa. Ou seja: a questão não é se a pessoa tem ou não agressividade, mas, sim, se consegue controla-la ou não. Dessa forma, em uma mesma situação, podemos reagir de três formas diferentes: passiva, agressiva e assertiva.

PASSIVA, AGRESSIVA E ASSERTIVA

A pessoa passiva tem dificuldades para se posicionar. Não consegue falar ‘não’ ou dizer o que sente e o que pensa.

A pessoa agressiva perde o controle facilmente e se exalta antes de avaliar, refletir e interpretar um fato. Como resultado, sempre procura “tirar satisfação”, é o famoso, também, “não levo desaforo para a casa”. Com isso fragiliza suas relações interpessoais.

O assertivo, por sua vez, tem habilidade para expor-se, para falar como se sente, o que pensa. E, ainda assim, consegue demonstrar empatia e ouvir o que o outro também tem a dizer para, no final, encontrar uma solução amigável para o conflito.

AUTO-COBRANÇA, COMPREENSÃO E DESENVOLVIMENTO

Considerando o perfil psicológico da PM, observado no exame psicológico, é importante se compreender quanto pessoa e compreender o outro. Se quiser ser ouvido, antes de tudo, é importante saber ouvir. Somente colocando-se inteiramente sob a mesma perspectiva do outro, é claro, é possível estabelecer um relacionamento e um diálogo construtivo.

Por outro lado, a agressividade pode estar relacionada, também, ao excesso de auto cobrança.  Muitas vezes acaba nos gerando muitas frustrações e, consequentemente, tal sensação acaba nos deixando estagnados devido ao sentimento de culpa por “não termos conseguido”.

Como o relacionamento intrapessoal leva ao interpessoal, o autoconhecimento para o perfil psicológico, é importante para desenvolver essas habilidades e através desse desenvolvimento é possível trabalhar a empatia e fundamentar boas relações interpessoais.

AUTOCONHECIMENTO

O autoconhecimento nos permite identificar nossas qualidades e defeitos, nossas limitações. Assim como reconhecer sentimentos e emoções, que nos levam a reflexões sobre quem somos e o que queremos.  Tire um tempo para refletir sobre você mesmo. Se auto-questione para identificar os seus sonhos, pontos fortes e fracos, talentos, medos, competências que precisam ser desenvolvidas. Bem como verificar se as atitudes que apresenta nesse momento têm favorecido ou dificultado o seu sucesso a favor de seus objetivos.

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber no que deve melhorar como pessoa, nas suas relações interpessoais. O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que podem te ajudar. Contamos com diversos recursos como mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo. Além disso, contamos com atendimento exclusivo, salas de aula equipadas com ar condicionado e televisores, e diversos outros recursos para que você busque seu autoconhecimento.

Voltado para sua praticidade, contamos também com Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância). Ele conta com palestras ao vivo e uma apostila digital!

exame psicológico

A seguir, o perfil psicológico da PM retirado diretamente do edital. Veja:

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE - exame psicológico

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000. No Whatsapp do nosso departamento (11) 94453-4252. Ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br

Comentários

Artigos Recentes

Loading...