PSICOLÓGICO PM – O QUE É AVALIADO DURANTE A ENTREVISTA?

Prepare-se para o concurso

Frequentemente os alunos do curso de Desenvolvimento Pessoal ficam nervosos e ansiosos para a Fase da Entrevista Psicológica PM, isso porque a maioria deles não sabem o que é buscado durante a Entrevista.

A Entrevista é aquela hora em que quem está disputando uma vaga vai encontrar o recrutador para ser avaliado por ele pessoalmente. De um lado, temos um candidato tenso tentando demonstrar tudo o que tem de melhor. De outro, um profissional especializado em seleção com a obrigação de checar as informações e observar no curtíssimo tempo diversas características do candidato. Não é fácil para ninguém e é exatamente por isso que você não pode ir sem se conhecer nessa hora. Já falamos sobre a necessidade do autoconhecimento. Durante a Entrevista Psicológica PM você precisa conseguir expressar quem você é para o entrevistador. E isso você só consegue através do autoconhecimento.

A ENTREVISTA É UM DIÁLOGO

Durante uma entrevista de emprego, um candidato é questionado sobre diversos fatores relacionados às suas experiências profissionais e vivências pessoais. Por mais que seja composta por perguntas, uma boa entrevista é aquela que consegue ser conduzida em forma de conversa. Ou seja, tanto o recrutador como o profissional entrevistado devem dialogar um com o outro quando forem se posicionar.

entrevista-psicotecnica-pm-soldado-concurso-edital-pmsp

Seu objetivo é saber comunicar-se de maneira efetiva. Ou seja, descrever situações com exatidão, sem desvios de pensamentos e fazendo com que o ouvinte compreenda tudo o que foi dito. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que a explicação não fique confusa ou longa demais. Lembre-se: ser objetivo não permite que a resposta desvie muito do que precisa ser falado.

CONTE SUAS EXPERIÊNCIAS

Para ser efetivo, basicamente, é necessário saber elaborar bem os pontos quando for responder. Um candidato confuso pode ser mal interpretado pelo entrevistador. Saber fazer a conexão entre as perguntas realizadas com experiências pessoais é uma atitude valorizada para o recrutador. Pois pode demonstrar maturidade e preparação para ingressar na Instituição Policia Militar. Educação é fundamental. Um candidato não pode interromper seu entrevistador, e sim demonstrar interesse no que ele está falando. As respostas devem ser dadas de forma clara e o posicionamento no encontro deve ser profissional. Pessoas nervosas tendem a cortar as outras, pois tem pressa em responder. O candidato deve evitar os cortes, que podem ser interpretados como falta de preparo, ansiedade ou até mesmo impulsividade. É preciso saber ouvir e identificar o momento certo de falar.

Em uma entrevista o entrevistador investiga a aparência do candidato para saber se é adequada ao perfil exigido pela organização. E deverá também observar: postura corporal; seus hábitos; argumentos e principalmente seu controle emocional. Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. “O importante é explorar as experiências que você já passou”. É muito importante para o recrutador entender como o candidato lidaria com as possíveis situações adversas trabalhando na instituição (Resiliência). Quais são suas reações emocionais em relação às situações-problema, estresse, pressão, imprevistos. O tempo de reação e maturidade ao lidar com situações adversas e estressantes” também são avaliados. Por último, se é como o candidato evolui de um conflito para resultados e melhorias pessoais e profissionais.

AUTOCONHECIMENTO

Quando o avaliador perguntar cite seus pontos fortes e fracos. Qual é seu diferencial? Esse tipo de questionamento tem a ver com o quanto você se conhece e o quão confortável você está em falar sobre isso. Candidatos que tem seu autoconhecimento não se sentem exprimidos ao destacar suas qualidades e nem incompetentes ao tratar das fraquezas. São cientes de suas limitações e dos riscos de não controlarem suas forças. Assim sendo, são capazes de demonstrar como seus valores, conhecimentos e atitudes poderão afetar positivamente (é claro) o resultado. Essa é uma das perguntas da entrevista de emprego que aparece muito e, por mais incrível que pareça, sempre recebemos respostas vagas, repetidas, treinadas como: proativo, focado em resultado, ansioso, perfeccionista.

entrevista-psicologica-pm-concurso-edital-soldado-pm

É importante saber após de tudo descrito acima, o candidato precisa ter a visão de si, visão do mundo e a visão do outro, e com essas visões o candidato terá mais segurança, e confiança nele. E com todas essas informações, o candidato sempre estará preparado, para o quer vier, sem ter medo ou fica inseguro nas respostas e com si mesmo…

ACREDITE EM VOCÊ, VOCÊ É CAPAZ!

Está com dúvidas sobre a Entrevista Psicológica PM? Entre em contato conosco, temos um curso de Desenvolvimento Pessoal que pode te auxiliar na sua caminhada na busca pelo autoconhecimento. Vamos deixar aqui logo abaixo o Perfil Psicológico exigido pelo Edital do concurso de Soldado PM.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu