PSICOTÉCNICO PM – O QUE É A CAPACIDADE DE LIDERANÇA PARA SOLDADO E OFICIAL PM?

Prepare-se para o concurso

Alguns candidatos se perguntam quais as diferenças entre o concurso de Oficial e Soldado, principalmente se tratando da Fase do Exame Psicotécnico PM que a Polícia Militar realiza durante o concurso. Hoje vamos falar um pouquinho sobre o item capacidade de liderança e como ele pode ter, dentro dos mesmos aspectos que o compõem, utilidades diferentes de acordo com a função que você vai exercer dentro da profissão. Vamos lá?

De antemão, se liga nas estatísticas de aptos e não-aptos da Fase do Exame Psicotécnico PM. Mais de 55% dos candidatos foram reprovados, isso somente das turmas 1 a 84. Claro que pode acontecer, e acontece, que os candidatos reprovem por falta Capacidade de Liderança, já que é uma característica de Perfil Psicológico cobrada pelo Edital.

psicotecnico-pm-exame-psicologico-como-ingressar-na-pm-soldado-oficial-edital-concurso-2019

O QUE É CAPACIDADE DE LIDERANÇA?

Vamos entender o que é esse aspecto: capacidade de liderança. Ela é o “potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abrir mão da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações”. O que isso significa? Bom, capacidade de liderança significa e implica ser capaz de tomar atitudes que agreguem. E que resolvam situações de maneira efetiva. Sendo necessário ter Flexibilidade Moderada (outra característica de perfil exigida pelo Edital) para equilibrar os seus conceitos de certo com os de outras pessoas (que muitas vezes podem agregar na resolução de conflitos). Percebeu que a Entrevista durante a Fase do Exame Psicotécnico PM irá avaliar como o seu perfil psicológico combina mais de uma característica?

Basicamente capacidade de liderança envolve resolver conflitos de maneira positiva. Seja em sua vida, em seu trabalho ou mundo a fora. Existem diversos fatores que podem compor, ajudar e atrapalhar sua capacidade de liderança. Assim como ela pode ser utilizada e expressa de maneiras diferentes em lugares diferentes. No edital de Soldado PM analisamos a capacidade de liderança como algo mais pessoal: Sua capacidade de encontrar seus potenciais e limites, utilizando-os de maneira positiva e equilibrada em busca de resolver conflitos em seu dia a dia, sejam estes conflitos internos ou externos.

Quando terminamos um relacionamento, por exemplo, existe um conflito externo a ser resolvido. E um interno também.

INTERNO

Quando eu exijo demais de mim mesmo e busco sempre a perfeição, posso gerar conflitos dentro de mim, afinal, se sou tão bom porque as coisas nunca ficam como eu imaginava? (lembrando sempre que é necessário ser realista para lidar com a auto cobrança. Não existem pessoas perfeitas e tudo bem em não ser perfeito).

EXTERNO

Quando estamos em uma briga, precisamos nos posicionar ou até mesmo dizer que não poderemos realizar uma tarefa, lidamos com conflitos externos nos quais diversos pontos de nossa personalidade terão influência. Se sou muito agressivo, por exemplo, como acabo por reagir em uma discussão? Consigo me controlar? Liderar minhas ações?

O quanto você confia nas suas decisões, opiniões e escolhas? O quanto você é capaz de aceitar as opiniões das outras pessoas e equilibrar elas de maneira que as coisas funcionem no seu dia a dia sem te desgastar ou desgastar seus relacionamentos? São aspectos assim que a Fase do Exame Psicotécnico PM irá buscar e até mesmo pode utilizar para avaliar a sua capacidade de liderança como Soldado PM.

Enquanto isso, do edital de quem busca ser Oficial, a capacidade de liderança será voltada ao trabalho em equipe. Compreender os aspectos positivos e negativos de cada integrante do grupo pode ser o que vai trazer força ao trabalho realizado. Compreender o limite de cada um é uma forma de incentivar melhoras sem obrigar. E nem exigir resultados sabendo que outras pessoas dentro desse mesmo grupo são capazes de realizar as tarefas que outras, talvez, tenham dificuldade. Dessa forma, uns aprendem com os outros, ninguém se sobrecarrega com o trabalho. Nem mesmo você como líder. E os resultados são alcançados conforme esperado, até mesmo superando expectativas.

AUTOCONFIANÇA E INICIATIVA ANDAM JUNTOS

Claro que para conseguir lidar bem com os limites e potenciais dos outros temos que compreender os nossos próprios. O Edital do Concurso de Oficial é um pouco mais específico. E destaca a autoconfiança e a iniciativa como importantes para o futuro oficial. A autoconfiança e a iniciativa são aspectos primordiais para uma capacidade de liderança efetiva. Independente do concurso que você esteja, a capacidade de liderança começará sempre em você, no seu dia a dia e em como você resolve os conflitos de sua vida. Claramente, ter iniciativas positivas e confiar nas suas ações interferem diretamente em como você solucionará seus problemas! Mas deixaremos pra nos aprofundar nesses aspectos em outras postagens.

Por hora, como vocês conseguem ver a capacidade de liderança no seu dia a dia? Pode ser com você mesmo, mostrando superações ou situações em que você passou a agir diferente e teve melhores resultados; pode ser como policial militar ou até mesmo em coisas que você passou a fazer com base em exemplos de oficiais que você conhece ou acompanha! E aí?

Aqui embaixo vamos deixar a lista de características exigidas na Fase do Exame Psicotécnico PM para concurso de Soldado PM. Assim os candidatos podem se atentar ao que é cobrado pelo Edital PM.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.