APROVADO NO PSICOLÓGICO PM

Prepare-se para o concurso

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, e também influencia pra você ser aprovado no Psicológico PM.

A diferença entre uma preocupação normal e a ansiedade muitas vezes está na intensidade dos sintomas, sinais e comportamentos. Para ficar mais próximo do seu Aprovado no Psicológico PM, é necessário que você saiba o que é ansiedade, como ela aparece e como ter o autocontrole sobre ela.

 

 

Entenda a diferença dos tipos de preocupações através dos exemplos:

  • Quando não há ansiedade presente: fico preocupado com o pagamento das contas do mês, com o risco de ser demitido, com o término de um relacionamento amoroso etc.
  • Quando há a ansiedade presente: fico pensando constantemente que essas possibilidades como falta de dinheiro, demissão, pé na bunda, entre outros vão ocorrer a qualquer segundo.

 

Nesse segundo exemplo é que são verificados os sinais da ansiedade, tanto os sintomas físicos quanto os sintomas psicológicos.

Entenda alguns dos sintomas físicos mais comuns da ansiedade:

  • Falta de ar
  • Suor excessivo
  • Boca seca
  • Tremores
  • Taquicardia (coração acelerado)
  • Tensão muscular
  • Urgência para ir ao banheiro

 

Entenda alguns sintomas psicológicos mais comuns da ansiedade:

  • Inquietação
  • Apreensão
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Não conseguir relaxar
  • Pensamento acelerado
  • Pensamento catastróficos (exageros sem limites), de desgraças ou de adoecimento

 

A ansiedade é um dos itens do edital do concurso de Soldado da PM e portanto, um dos itens investigados pelos psicólogos ou seja, eles investigam a fim de saber seu autocontrole frente a ansiedade e assim dizer se você está Aprovado no Psicológico PM ou não, por isso entender sobre esse assunto é de extrema importância para que você saiba identificar se a ansiedade está te atrapalhando, se está sob controle, ou ainda como controla-la melhor no seu dia a dia.

 

 

Vou listar aqui algumas perguntas que você mesmo pode fazer para verificar o seu nível de ansiedade no seu cotidiano, você irá se perguntar e responder a si mesmo com o intuito de autoanalise e autoconhecimento, são elas:

  • Você está constantemente tensa e preocupada com alguma(s) coisa(s)?
  • Sua ansiedade já chegou a atrapalhar algo que fosse de sua responsabilidade? Como, por exemplo, apresentar um trabalho na escola ou na faculdade?
  • Você acredita que algo ruim vai acontecer se certas coisas não forem feitas de uma determinada maneira?
  • Você sente que situações perigosas e catastróficas estão a cada esquina e/ou podem acontecer a qualquer momento?
  • Você se precipita diante de situações? Por exemplo, quando vai ter uma conversa séria com alguém, já fica pensando no que vai falar e no que, provavelmente, ele vai responder?

 

Agora que você respondeu essas perguntas, vou falar sobre algumas medidas que você pode adotar no seu dia a dia tanto quanto para controlar a ansiedade quanto para preveni-la. Adote a prática de exercícios físicos regularmente, pois ajudará na descarga de energia necessária que nosso corpo demanda e assim não acumulamos energias desnecessárias como a da ansiedade ou até mesmo da agressividade; adote uma alimentação saudável; adquira hobbies (atividades que você goste de realizar, como ler livros, ver filmes, ir ao parque, etc); passe um tempo com sua família e amigos; procure fazer coisas prazerosas nas horas vagas; separe um tempo para relaxar e desestressar; e não se esqueça de sempre questionar os seus pensamentos, questione sempre aqueles pensamentos negativos, catastróficos que rondam sua mente em determinadas situações.

 

Desenvolver autocontrole para sua ansiedade é de caráter decisivo na busca do Aprovado no Psicológico PM, pois o candidato que reprova não é o candidato que tem a ansiedade e sim aquele não possui nem autoconhecimento dela e nem o autocontrole, por isso listei acima para você candidato uma série de medidas que você pode adotar em seu dia a dia, afim de equilibrar melhor o controle emocional frente os diferentes tipos de situações.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico de Soldado APTO

 

Outra dica que eu posso lhe fazer hoje é pratique a respiração diafragmática, esse tipo de respiração é feita da seguinte forma: Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado; Inspire pelo nariz contando até quatro; Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir; Segure o ar dentro dos pulmões contando até 3 mentalmente; Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente.

Repita esse processo algumas vezes, comece com a prática por 5 ou 10 minutos, depois vai aumentado esse tempo conforme sua disponibilidade de horário durante o dia, mas não deixe de fazer. A respiração diafragmática ajuda no controle da ansiedade, auxilia seu cérebro a ficar mais oxigenado e com isso ajuda-o a pensar melhor, tomar melhores decisões, além de controlar sua respiração ofegante nos momentos de ansiedade.

 

Essa respiração com certeza pode e vai te ajudar a se preparar melhor para a fase tão concorrida do concurso que é a fase do psicológico e a ficar cada vez mais próximo do seu Aprovado no Psicológico PM.

 

Gostou desse texto? Continue acessando nosso blog e se preparando cada vez mais para o concurso de Soldado da PM. Veja o que o edital da PM diz sobre o perfil psicológico de Soldado PM

 

 

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
    não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a
    agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
    comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem
    mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
    humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos
    outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
    padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
    adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na
    expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
    aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais
    produtivas.

 

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 

  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se
    ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou
    agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
    dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por
    meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu