Concurso para Polícia Militar - INSCRIÇÕES ABERTAS

concurso para Polícia Militar

Começa hoje, 09, as inscrições do concurso para Polícia Militar (SP). O período de inscrições se encerrará no dia 10 de setembro. São 2700 vagas a serem preenchidas para o cargo de Soldado de 2° Classe. A data prevista para que os candidatos aprovados no concurso tomem posse em 2020. O salário inicial é um Soldado PM é de R$ 3.143,70, mais alguns outros benefícios da Carreira. A taxa é de R$:50,00

Para participar do concurso para Polícia Militar o candidato deve ter nacionalidade brasileira, pelo menos 17 anos e, no máximo, 30 anos de idade. Homens devem ter altura mínima de 160 centímetros, as mulheres de 155 centímetros. Homens devem estar com as obrigações militares em dia. A vaga não exige nível superior, somente nível médio completo. CNH é exigida, sendo "entre as categorias B e E".

Segundo edital, o concurso será constituído por prova objetiva I e II, TAF (teste de aptidão física), exame médico, exame psicológico, investigação e comprovação de títulos. Ou seja: o candidato tem 2 meses para preparar-se e conseguir o apto na fase escrita.

1ª fase do concurso para Polícia Militar

A prova referente a primeira fase do concurso para Polícia Militar será realizada no dia 21 de outubro de 2018, sendo a Prova Objetiva I e II. Valendo 60 pontos, a Prova Objetiva I será constituída por 60 questões de múltipla escolha. A Prova Objetiva II é formada pela somente por redação. O candidato deve, ao menos, acertar 30 questões para ter sua redação corrigida. Vale lembrar que, além de acertar as questões, o candidato precisa estar dentro dos 17.200 primeiros colocados. Caso contrário, ele até poderá conseguir o "habilitado", mas não será convocado para tomar posse, por isso, a dedicação nos estudos é muito importante para o candidato que deseja realmente ser um Policial e realizar seu sonho.

concurso para Polícia Militar (2)

Para essa fase o candidato deve possuir algumas características:

  1. Dedicação nos estudos;
  2. Disciplina nos estudos;
  3. Comprometimento com seus objetivos;
  4. Realizar um ótimo planejamento de estudos;
  5. Focar em seu sonho de ser um Policial.

Em si, a primeira fase do concurso da PM não é difícil. Porém, o que leva em conta é a preparação que o candidato precisa ter para ser aprovado. CONHEÇA NOSSO ENSINO A DISTÂNCIA!

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O candidato deve dar a devida atenção a todas as etapas. Muitos concentram-se apenas na primeira fase do concurso para Polícia Militar. ATENÇÃO: o concurso é um todo, TEM que conseguir o APTO em todas as etapas do concurso, inclusive no TAF.  É nessa fase em que é constatado se o candidato está apto a exercer as atividades, em plenas condições para desempenhar as funções

Nessa fase tão importante do concurso para Polícia Militar, o candidato deverá realizar provas físicas de resistência e força para comprovar sua aptidão física. É importante ressaltar que os exercícios devem ser realizados de maneira correta, conforme consta no edital. São elas: flexõesabdominaiscorrida de 50 metros e corrida de 12 minutos. O candidato deve somar 201 pontos!

concurso para Polícia Militar

Exame médico

Outra fase de suma importância no concurso para Polícia Militar é a de exames médicos. Ela acaba reprovando centenas de candidatos, muitos desses candidatos por desconhecerem o que é solicitado e exigido. Veja alguns exemplos:

Avaliação Oftalmológica

Na avaliação oftalmológica o candidato deve comparecer com as lentes dos óculos atualizadas. Durante o exame não é permitido o uso de lente de contato e cada caso é analisado de forma individual.

- Sem correção: para estar apto no exame é preciso ter 1,5 no total, podendo ter visão mínima de 0,7 grau em cada olho separadamente ou apresentar visão de 1,0 grau em um olho e no outro no mínimo 0,5 grau.

- Com correção: o candidato pode ter até 2,5, sendo 1,5 em cada olho separadamente.

Avaliação Otorrinolaringológica

É realizado exames de perda auditiva. Para os candidatos que possuem desvio de septo, recomendamos que procure um Otorrinolaringologista para a realização de exames e verificar se é necessário cirurgia. Caso o desvio seja leve, sem necessidade de cirurgia para a correção, provavelmente não haverá reprovação.

Avaliação Odontológica

É necessário possuir no mínimo 20 dentes naturais ou artificiais. Sendo obrigatório a existência de quatro dentes caninos e oito dentes pré-molares ou molares e não possuir cáries.

Exame Toxicológico

Os exames toxicológicos poderão ser realizados ou repetidos quantas vezes se achar necessário. Podendo ser a qualquer momento após a realização e aprovação do teste de aptidão física, enquanto durar o concurso público. Ao término da avaliação, será informado ao candidato o resultado dos Exames de Saúde e após a divulgação, o candidato assinará a sua ficha individual de avaliação, atestando sua ciência.

Exame Psicológico

A fase de exames psicológicos da PM é uma das mais temidas pelos candidatos que desconhecem o que é realmente exigido no concurso de Soldado PM, e por isso, acaba sendo realmente a fase que mais reprova, não por ser uma fase difícil, mas pelo desconhecimento e falta de interesse em se desenvolver as habilidades emocionais que são importantes para o ser humano. Essa fase de exames psicológicos da PM é, portanto, um processo natural em que o candidato tem que ser submetido. Valendo lembrar que consta no próprio edital essa exigência.

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento. Saber no que deve melhorar como pessoa, nas suas relações interpessoais. O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que podem te ajudar. Contamos com diversos recursos como mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo, atendimento exclusivo, salas de aula equipadas com ar condicionado e televisores, e diversos outros recursos para que você busque seu autoconhecimento.

Voltado para sua praticidade, contamos também com um Curso de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância). Ele conta com palestras ao vivo e uma apostila digital!

concurso para Polícia Militar

Por isso, inserimos o que se pede no edital da PM conforme publicação no Diário Oficial do Estado e do próprio edital:

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 
  • Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

 
  • Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.
Para você que tem interesse em saber mais sobre o concurso e o processo seletivo da Polícia Militar veja essa Palestra  

Você que não mora na cidade de São Paulo também pode ter acesso a esses recursos. Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000. No Whatsapp do nosso departamento (11) 94453-4252. Ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br

Comentários

Artigos Recentes

Loading...